Se você está sofrendo com um término ou uma tristeza, é saudável permitir viver seus sentimentos sem mascará-los. No entanto, ninguém quer ficar sofrendo por meses a fio, e uma boa forma de curar um coração partido pode ser ouvindo músicas tristes.
+ Psicóloga dá dicas para evitar recaídas e superar o(a) ex de uma vez por todas
+ Seus amigos dão péssimos conselhos amorosos — e a ciência pode provar
Um novo estudo publicado na “Greater Good Magazine”, da Universidade de Berkeley (EUA), descobriu que ouvir músicas tristes pode aumentar sentimentos de empatia e compaixão.
Mas essa descoberta não é tão recente: em 2014, pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, já haviam analisado a conexão entre música e humor, e descobriram que pessoas tristes se sentiam melhores quando escutavam, intencionalmente, músicas que acreditavam que poderiam ajudar.
Além disso, a música pode te ajudar a criar laços e liberar oxitocina, o hormônio do amor. De acordo com a “Slice”, de onde são as informações, se você se sentir mais “conectada” ao ouvir uma playlist de músicas melancólicas que você ama repetidamente, “você está realmente melhorando sua capacidade de confiar e agir generosamente com os outros”.
+ Quer voltar com o ex? Confira 12 dicas antes de tomar essa atitude
Portanto, da próxima vez que você estiver passando por um momento de tristeza, saiba que ouvir músicas tristes pode ajudar a acabar com o sofrimento.