Como o que você come atinge a sua vagina

Já reparou que, dependendo do que você come, seu xixi sai com um cheiro estranho? Isso faz parte do famoso “você é o que você come”. E parece que essa frase faz muito sentido para as pessoas com vagina, especialmente no que diz respeito a como o que você come atinge a sua vagina.

pH e bactérias

Vaginas saudáveis têm naturalmente um pH mais ácido, assim como também têm um monte de bactérias saudáveis que afastam infecções e mantêm tudo funcionando a todo vapor como planejado, segundo Mary Rosser, ginecologista do Montefiore Medical Center, em Nova York.

Mas os alimentos que você come podem mexer nesse pH, mudando o jeito que seus países baixos cheiram (e até o sabor). “Por exemplo, temperos, cebolas, alho, carne vermelha, laticínios, aspargos, brócolis, e álcool podem afetar seu equilíbrio natural, enquanto frutas e sucos de frutas podem tornar as coisas especialmente doces”, diz Rosser.

Duração

Calma! Não é porque você comeu mal por uma semana que sua vagina vai ter um odor e gosto estranhos para o resto da vida. Independentemente do efeito (seja bom ou ruim), ele só vai durar por dois ou três dias depois que você ingeriu o alimento.

Então, quando se trata de comer por dois (você e sua vagina), ela sugere uma dieta consistente e repleta de frutas frescas, vegetais, produtos integrais e muita água.

E, se você gosta de iogurte grego, melhor. “Iogurte e outros alimentos com culturas vivas e ativas são probióticos e podem ajudar a vagina a manter um pH ácido saudável e equilibrado”, diz ela.

Açúcar vilão

Sim, até mesmo da sua vagina. Mulheres com uma taxa elevada de açúcar no sangue podem ter maior risco de infecções fúngicas, diz Rosser.

Back to top