10 erros que comprometem o ganho de massa muscular, segundo especialista

Além do emagrecimento, a busca por um corpo definido é um desejo comum. Para isso, a perda de gordura deve dar espaço para a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular. No entanto, conquistar tal objetivo requer atenções específicas.

+ Café da manhã: entenda a influência da refeição no emagrecimento

+ Jejum intermitente: novo estudo destaca benefícios da prática

Segundo a educadora física e personal trainer Joicy Vanessa, também conhecida como Joicy Maromba, seu desejo não precisa ser um grande desafio. Contudo, antes de se aventurar em uma academia, a profissional indica se atentar aos 10 principais erros que impedem o ganho de massa muscular; veja a seguir:

1 – Se comparar

“Sempre existirão pessoas mais fortes, assim como também terão outras menos definidas que você. Concentre-se em seu treino e em sua evolução. Se comparar a outros pode gerar desmotivação e frustração”, alerta Joicy.

2 – Falta de estímulo

A profissional também destaca que “o principal objetivo é estimular a musculatura, para que possa se desenvolver. Afinal, músculo não reconhece carga, reconhece estímulo”.

3 – Treinar errado

A indicação é seguir o básico. “Não adianta fazer exercícios mirabolantes para se aparecer. Técnica, amplitude e cadência são primordiais”, garante a personal trainer.

4 – Cortar os carboidratos

Manter uma dieta também é necessário. No entanto, isso não significar cortar o consumo de carboidratos, macronutriente responsável pela energia do corpo — essencial para a realização de treinos com excelência.

5 – Pular refeições

“Seu corpo precisa estar nutrido para seu bom desempenho no treino. Ficar horas sem comer pode prejudicar o seu resultado. A partir de uma boa alimentação, o corpo terá nutrientes necessários para as suas ações vitais, como também para a construção de massa muscular”, complementa a profissional.

6 – Não dormir o suficiente

Dormir bem é um dos pilares da saúde. Por isso, Joicy orienta uma rotina adequada de sono, que ajuda na liberação de testosterona e GH — hormônios que favorecem o crescimento e desenvolvimento dos músculos.

7 – Excesso de cardio

“O excesso de cardio pode ocasionar, muitas vezes, na perda de massa muscular. Se o seu objetivo for hipertrofia, você deve focar nos treinos de musculação“, pontua.

8 – Beber pouca água

Fazer o consumo adequado de água diariamente (mínimo dois litros) também deve ser prioridade. Afinal, conforme a especialista, a desidratação compromete a força e, logo, o tamanho muscular diminui. “Isso mesmo! Para manter 100% de sua força, você deve ficar totalmente hidratada durante todo o treino”, garante.

9 – Não ter orientação

Segundo Joicy, vale consultar um educador físico, pois somente o profissional habilitado poderá prescrever e orientar o treino “de maneira correta, segura e eficaz”, sempre “respeitando seu condicionamento físico e objetivos”.

10 – Não ter paciência

“O processo de hipertrofia requer disciplina, dedicação e paciência. Músculo não se constrói da noite para o dia. Respeite seu corpo e seu processo”, finaliza a personal trainer.

Back to top