As mudanças hormonais no início e final do ciclo menstrual refletem em muitos fatores, que vão de alteração de humor a pele acneica. Esse segundo fator pode ser amenizado ao sincronizar uma rotina especial de skincare à sua menstruação; veja a seguir como fazer isso. As informações são do “Realsimple”.
+ A melhor rotina de cuidados para pele acneica, segundo dermatologistas
+ Saiba como identificar e tratar a acne fúngica
Se atente ao seu ciclo
Normalmente, o ciclo menstrual tem em média 28 dias — iniciado no primeiro dia da menstruação — e cada fase resulta em diferentes mudanças na pele, por isso, devem ser tratadas de maneiras diferentes para manter sempre a qualidade da derme.
Para conhecer seu ciclo e todas as suas fases, vale baixar aderir ao uso de aplicativos de calendário menstrual.
Menstruação
A menstruação marca o início do ciclo, período em que os níveis de estrogênio e progesterona são baixos, desencadeando em pele seca, sem brilho e sensível. “Recomendo apostar em uma boa rotina de hidratação, incluindo hidratação interna, que é externamente fundamental”, declara a naturopata Anna Mitsios.
Segundo a especialista, nessa fase vale apostar em produtos leves, livres de óleo e não comedogênicos, principalmente para mulheres que têm a pele naturalmente oleosa.
Fase folicular (pós-menstruação)
Logo após a menstruação, sua pele voltará ao normal e, para aquelas que normalmente não têm problemas com acne, isso significa uma pele lisa. Nessa fase, os níveis de estrogênio começam a subir, resultando em viço.
“Você provavelmente notará melhorias em sua pele. O estrogênio ajuda a promover a retenção de umidade da pele, por isso, quando seus níveis são mais elevados pode sentir que a pele está mais hidratada e luminosa”, explica Anthony Rossi, dermatologista.
O pós-menstruação é o momento ideal para iniciar a rotina de manutenção com base no seu tipo de pele. Usar produtos como sérum de vitamina C e ácido hialurônico são ótimas opções para prolongar o brilho e estimular o colágeno nessa fase.
Fase ovulatória
Por volta do dia 14 do ciclo, os níveis de estrogênio, testosterona e luteinizante estão em alta devido à ovulação. “Esse aumento ocorre diretamente antes do início da acne hormonal. Portanto, prevenir e controlá-la é fundamental nessa fase”, alerta Rossi.
Mantenha a hidratação em dia, use produtos adequados para seu tipo de pele e inicie a prevenção das acnes com higienização diária, esfoliação e uso de máscaras desintoxicantes.
Fase lútea (pré-menstruação)
A última fase do ciclo é a que mais traz consequências à pele, pois o desequilíbrio da testosterona aumenta a produção de sebo, o que pode resultar em poros entupidos e acnes.
“À medida que o estrogênio diminui, a fase pré-menstrual geralmente leva à acne, devido ao aumento da progesterona. Quando esse hormônio está em alta, faz com que a pele fique propícia às pápulas e pústulas inflamatórias”, afirma o dermatologista.
Nessa fase, a rotina de skincare deve focar em eliminar o excesso de óleo. Para isso, use apenas produtos não comedogênicos e com propriedades anti-inflamatórias, principalmente a base de ácido salicílico. Faça a limpeza adequada para manter a eficácia dos produtos e desobstruir os poros, aumente a esfoliação para duas ou três vezes na semana e utilize máscara facial purificadora.
Independentemente da fase do seu ciclo menstrual, procurar por um dermatologista é essencial para manter a pele saudável.