A alimentação é um dos pilares da saúde e bem-estar e, por isso, pode ser a solução para determinadas condições, inclusive os temidos gases e inchaço.
Os sintomas, muitas vezes relacionados, não costumam ser motivos para preocupação, entretanto podem causar desconfortos.
+ Cirurgia bariátrica: como funciona e quando optar pelo procedimento
+ Especialistas indicam o que comer antes e depois da corrida
+ Refrigerante sem açúcar ajuda a manter o peso?
+ Os 3 signos mais incríveis na cama!
A nutricionista Samantha Cassetty destaca que a má alimentação pode ser uma das principais causas de gases e inchaço. No entanto, opções corretas podem reverter as condições.
Segundo a profissional, o consumo excessivo de sódio (sal) e baixo de potássio (mineral encontrado em frutas e vegetais que ajuda a equilibrar o sódio) podem ter relação direta com os sintomas. Por isso, uma dieta balanceada e a ingestão adequada de água (pelo menos dois litros diariamente) são fundamentais, conforme destaca a nutricionista Torey Armul.
Para acabar com os gases e o inchaço, as especialistas indicam 15 alimentos; veja a lista:
1 – Iogurte
Os iogurtes, especialmente os gregos, são probióticos — bactérias fundamentais para a saúde gastrointestinal. Além disso, como estudos indicam, atuam na redução do inchaço abdominal, inclusive em pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável (SII).
2 – Gengibre
Considerado um medicamento fitoterápico, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e, por isso, é uma opção para eliminar o inchaço e os gases e acalmar o sistema digestivo.
3 – Erva-doce
A erva-doce também é uma indicação dos especialistas. Além de eliminar ambos os sintomas, é um diurético natural, rica em propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias.
4 – Banana
Entre as frutas, a banana é um destaque contra o inchaço e os gases, graças ao alto nível de potássio. “Alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar sódio e água”, reitera a nutricionista Jessica Cording.
5 – Limão
A popular receita de água com limão também pode ser uma opção eficiente. Segundo Tara Coleman, nutricionista clínica, a acidez presente no suco da fruta é semelhante aos sucos digestivos do estômago e, por isso, pode ajudar a aliviar o inchaço e outros sintomas de indigestão.
6 – Abacate
O abacate é fonte de potássio e antioxidantes, nutrientes que atuam na redução do inchaço e melhoram da saúde intestinal.
7 – Pepino
Rico em água, o pepino é um aliado à hidratação e ajuda a eliminar o excesso de gás do trato gastrointestinal. Além disso, é composto por enxofre e silício, substâncias que atuam como diurético natural.
8 – Kiwi
Cording destaca o kiwi uma ótima fonte de enzima actinidina, que ajuda a acelerar a digestão. Duas unidades da fruta podem potencializar o consumo de potássio e fibra e combater o inchaço e a dor de estômago causada pela constipação.
9 – Mamão
O mamão é um velho conhecido como aliado ao intestino, graças a sua composição de enzina papaína, água e fibras, que ajudam a “quebrar os alimentos” ingeridos, combater a inflamação, promover a digestão e minimizar o inchaço.
10 – Feijão-branco
Diferentemente dos outros tipos de feijão, o branco pode evitar o inchaço e constipação, pois “é realmente rico em potássio, o que ajuda a equilibrar os níveis de sódio em nosso corpo”, como pontua a nutricionista Keri Gans.
11 – Abacaxi
Rico em água e bromelaína (uma enzima), o abacaxi promove a digestão, “quebrando as proteínas no estômago que podem causar o inchaço”, explica Keri.
12 – Beterraba
Além de menos calorias, “uma xícara de beterraba tem mais potássio, fibra e proteína do que uma banana média”, pontua Armul.
13 – Aveia
Especialistas esclarecem que todos os grãos integrais contêm fibras que combatem o inchaço. Contudo, a aveia é um destaque. “Tomá-la logo pela manhã te ajudará a evacuar mais cedo, para que você se sinta melhor o dia todo”, declara a nutricionista Brigitte Zeitlin.
14 – Melancia
Composta por 90% de água, a melancia é uma excelente opção de hidratação e, por isso, favorece o combate ao inchaço. Além disso, a fruta é fonte de vitamina C e betacaroteno, que previnem doenças crônicas e acalmam o inchaço desencadeado pela inflamação, segundo pesquisa.
15 – Hortelã
“A maioria das pesquisas é sobre o óleo de hortelã-pimenta tomado como suplemento ou cápsula, mas as folhas de hortelã são tradicionalmente usadas para benefícios de digestão no final de uma refeição”, finaliza a nutricionista Marisa Moore.