7 superalimentos que você deve incluir na sua dieta após os 30 anos

Mesmo com uma vida saudável, a desaceleração do metabolismo após os 30 é inevitável. Isso ocorre por conta de fatores hormonais, como a diminuição na produção de GH (hormônio do crescimento) e testosterona, e se intensifica com o passar dos anos. 

+ Veja como a dieta pode aliviar os desconfortos da menopausa

+ Conheça os alimentos que agravam a psoríase e saiba quais consumir para tratá-la

Para conter a desaceleração do metabolismo e garantir um organismo mais saudável, uma boa saída é apostar em superalimentos altamente ricos em nutrientes, considerados benéficos para a saúde e bem-estar e que te ajudarão a manter o organismo regulado após os 30 anos. As informações são do “News 18”. 

Ashwagandha (ginseng indiano)

Imagem: Formulate Health

Trata-se de uma erva medicinal que atua como um excelente antioxidante, ajudando o corpo a combater os radicais livres e o estresse oxidativo. Nos homens, a ashwagandha ajuda a melhorar os níveis de testosterona.

Spirulina

Pixabay

Queridinha das blogueiras, essa microalga é uma fonte natural de vitaminas A, E, K, B1, B2, B3, B6, B9 (folato) e B5 (ácido pantotênico). Essas vitaminas são responsáveis ​​pelo metabolismo, desenvolvimento e proteção celular. Estão presentes na spirulina também os ácidos graxos ômega 3 e 6, excelentes para a saúde cardiovascular.

Ginkgo biloba

Pixabay

Essa planta milenar chinesa atua como antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, possui compostos bioativos que ajudam a melhorar a memória e a concentração.

Ginseng

Pixabay

Conhecida por suas propriedades antitumorais e anti-inflamatórias, essa raiz ancestral ajuda a aumentar a libido em decadência, a combater a fadiga e reduzir os níveis de estresse.

Mirtilos

Freepik

Essas frutinhas azuladas são conhecidas por terem a maior capacidade antioxidante dentre todas as frutas. Elas têm o poder de controlar os níveis de lipídio e de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas. Nos homens, podem ajudar a controlar os níveis de testosterona. 

Linhaça

Pixabay

As sementes da planta do linho contêm Lignanas, que são fitoestrógenos semelhantes ao hormônio estrogênio nas mulheres. São ricas em vitaminas E, K, B1, B3, B5 (ácido pantotênico), B6 e B9 (folato), além de um alto teor de minerais. O consumo de linhaça ajuda também a aliviar dores durante o período menstrual.

Milk thistle (cardo de leite ou cardo-mariano)

Pixabay

Mais uma planta medicinal com propriedades curativas, o cardo de leite é especialmente recomendado para a saúde do fígado, pois ajuda a prevenir a absorção de substâncias que o danificam. Suas sementes contêm um complexo de bioflavonóides (conhecido como silimarina), que podem ajudar a tratar cirrose, icterícia, hepatite e distúrbios da vesícula biliar. Também reduzem os níveis de colesterol e ajudam a controlar o diabetes tipo 2.

Back to top