Entre dias frios, a rotina cansativa e falta de tempo para praticar o autocuidado, é possível que você sinta que seu humor e bem-estar estão desgastados. Felizmente, a alimentação pode ser uma aliada quando o assunto é sentir-se bem.
+ 5 práticas que podem melhorar sua saúde mental
+ O que você deve comer para dormir melhor
É claro: os alimentos não são substitutos para os tratamentos psicológicos e psiquiátricos. No entanto, alguns deles podem te ajudar com uma carga extra de energia nos dias mais difíceis. Saiba quais com informações da “Slice”.
9 alimentos que podem melhorar seu humor e bem-estar
1 — Castanha de caju
A castanha de caju é repleta de selênio, um mineral essencial associado à saúde do coração e do cérebro que garante que seu organismo processe a energia recebida ao longo do dia de forma eficiente. O alimento também pode prevenir alguns tipos de câncer e distúrbios da tireoide, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
2 — Pão integral
Os carboidratos complexos presentes nos pães de grãos integrais podem aumentar os níveis de serotonina (o hormônio da felicidade) no cérebro, garantindo um efeito calmante e combatendo a ansiedade. O mesmo vale para a quinoa.
3 — Espinafre
O vegetal é uma rica fonte de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico. Essa vitamina é usada pelo organismo para controlar a produção de serotonina e criar novas células, e sua deficiência tem sido associada à depressão e alguns problemas congênitos.
4 — Nozes
As nozes podem melhorar o humor, pois são ricas em vitamina E, melatonina, antioxidantes e aminoácidos.
5 — Chocolate meio amargo
O chocolate meio amargo pode melhorar sua disposição e níveis de endorfina e serotonina. Além disso, algumas pesquisas estudam o poder do alimento no controle da hipertensão.
6 — Laranja
Laranjas são uma ótima fonte de vitamina C, nutriente que tem apontado como amenizador de sintomas de ansiedade e depressão.
7 — Peixes oleosos
Peixes oleosos, como salmão e atum, são grandes fontes de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que estão relacionados à minimização dos riscos de depressão.
8 — Ovos
Por conterem muitas proteínas, os ovos são ótimos para manter a saciedade e aumentar seus níveis de energia.
9 — Mirtilo
Estuda-se que os mirtilos, ricos em flavonoides, podem prevenir a depressão em jovens. Além disso, algumas pesquisas sugerem que o extrato de mirtilos, morangos, uvas e ameixas podem ajudar a combater distúrbios cognitivos como a demência.