Sentindo que sua vida sexual está insatisfatória e/ou que a relação sexual não é mais animadora como antes? Se sim, sabia que isso pode ser culpa de seus próprios hábitos de saúde muito além da cama? Felizmente, é possível melhorar o sexo e seu bem-estar geral com algumas práticas simples.
+ Vida sexual de qualidade após os 50 anos é possível; veja dicas
+ 7 dicas de saúde para melhorar sua vida sexual
Com informações da “Slice”, conheça sete hábitos que podem aumentar sua libido e saúde.
7 hábitos de estilo de vida que podem melhorar o sexo
1 — Ioga

Essa prática milenar é uma ótima adição à saúde, mesmo em termos não-sexuais. “A própria prática de ioga dá a você um corpo mais flexível que pode ser movido, dobrado e relaxado em quase qualquer direção”, explica a coach de nutrição Rovenia Brock. “O fato de você conseguir fazer movimentos de ioga certamente fará você se sentir sexy”, complementa.
2 — Substituição de medicamentos

Alguns medicamentos comumente consumidos no dia a dia, como pílulas anticoncepcionais e antidepressivos, podem minar o desejo sexual. Por isso, converse com seus médicos acerca do tema e analisem, juntos, quais drogas podem ser complementadas, ou substituídas para apoiar sua saúde sexual.
+ O que fazer e esperar ao parar com o anticoncepcional
3 — Diversão a dois

Assim como em sua vida pessoal, seu relacionamento precisa de momentos de lazer e descontração para prosperar. Apesar da rotina atribulada, é necessário que você e seu(ua) parceiro(a) liberem tempo nas agendas para estar juntos(as) fazendo coisas que gostem. Como resultado, a vida sexual do casal pode melhorar.
4 — Fortalecimento pélvico

“Exercícios de Kegel são uma parte absolutamente essencial da aptidão sexual”, defende Laura Berman, educadora de relacionamentos. Ela se refere aos exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico. Praticando-os, você poderá ter orgasmos mais fortes e mais frequentes.
+ Como cuidar de sua vagina em cada fase da vida
5 — Respeitar seus limites

O estresse é um grande vilão da saúde sexual. Dessa forma, uma ótima maneira de fortalecer a libido é evitando a sobrecarga e priorizando sua saúde mental. Laura explica que, quando você se sente feliz, sua vida sexual também será feliz.
+ Como estresse e Burnout prejudicam sua vida sexual
6 — Substituir a cafeína

O café pode facilitar suas manhãs, mas, de acordo com o especialista em nutrição Josh Axe, o excesso de cafeína afeta a performance sexual.
+ 9 formas naturais de substituir a cafeína
7 — Evitar ultraprocessados

Quanto mais alimentos naturais e frescos você consumir, melhor será a sua saúde geral, incluindo a saúde sexual. Segundo Josh, os componentes químicos dos alimentos ultraprocessados também podem prejudicar o desempenho no sexo.