No café da manhã ou em um lanche da tarde, o iogurte é uma boa opção para manter uma dieta equilibrada. No entanto, os diversos tipos do alimento podem gerar dúvidas acerca de suas diferenças.
+ Saiba o que é Kombucha e qual é o seu impacto na saúde
+ 6 hábitos alimentares que você deve adotar para preservar massa óssea
De acordo com a “Women’s Health”, de onde são as informações, a principal diferença entre os tipos de iogurte é o processamento realizado na indústria alimentícia. Entenda a seguir.
Tipos de iogurte
Iogurte natural ou integral
O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem nenhuma mudança em sua composição.
Iogurte desnatado
No desnatado há uma redução de gorduras — assim como no leite desnatado —, favorecendo seu consumo para quem deseja perder peso ou para quem tenha colesterol alto.
+ Conheça um hábito chocante que pode favorecer a gordura abdominal
Iogurte light
O iogurte light tem redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original.
Iogurte grego
Esse tipo de iogurte traz uma textura mais cremosa que o iogurte comum, além de um sabor mais leve e menos ácido. Isso porque, em seu processamento, o soro do leite é removido. Algumas versões contam com o acréscimo de caldas de frutas, chocolate e açúcar, tornando-o mais calórico.
Benefícios do iogurte
A nutricionista Ellen Silva destaca que o iogurte é fonte de probióticos — bactérias benéficas que auxiliam na saúde intestinal —, fortalecendo o sistema imunológico no combate às bactérias ruins.
Os iogurtes são uma excelente fonte de cálcio, que ajuda na prevenção de osteoporose em adultos, e ricos em proteínas, fundamentais na formação e reestruturação dos músculos, órgãos e tecidos. Além disso, auxiliam no processo de emagrecimento, já que aumentam a saciedade.