Estimular uma criança a experimentar novos alimentos parece uma tarefa impossível. Ela resiste, bate o pé e tranca a boca. Então o que fazer para quebrar a resistência dela em experimentar novos alimentos?
O primeiro passo é alinhar as expectativas. Geralmente, quando se oferece um alimento novo para uma criança, a intenção, claro, é de que ela goste do alimento oferecido. Porém a criança percebe essa alta expectativa e muitas vezes se recusa a experimentar a fim de evitar decepcionar o adulto que lhe oferece, e assim começa a resistência às experimentações.
+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
Uma boa forma de estimular novas experiências alimentares é dar opções para que a própria criança escolha qual será a descoberta do dia. Acolha a criança mesmo que ela não goste do alimento, valorize a experimentação.
Experimentar um novo alimento é uma aventura e tanto para ela. O gostar pode vir com o tempo. Mostre para a criança que um único alimento pode ser preparado e oferecido de formas diferentes, e isso irá interferir no seu sabor.
- Qual deve ser o primeiro alimento oferecido ao bebê?
- Saiba quando oferecer o primeiro alimento ao bebê
- Como oferecer o primeiro alimento ao bebê?
- Como, quando e qual deve ser o 1º alimento na introdução alimentar do bebê?
Não desista nas primeiras tentativas. Estudos mostram que é preciso entrar em contato em média 10 vezes com um novo sabor para ter certeza se gosta ou não da novidade.
Nesta terça, 29, na live do Papo de Cozinha, que acontecerá no meu Instagram às 18h, vou conversar com a Denize Savi, sobre experimentar os alimentos e a vida com positividade. Vai ser um papo incrível, tenho certeza, aguardo todos vocês lá.