A saúde mental deve ser um dos principais pontos de atenção para uma vida saudável, visto que problemas emocionais podem desencadear inúmeras consequências adversas, como diabetes e obesidade, por exemplo. Para isso, é imprescindível manter um conjunto de práticas que favorecem tal aspecto.
+ 5 práticas que podem melhorar sua saúde mental
+ 7 estratégias acessíveis para fortalecer o bem-estar
Segundo informações da “Slice”, a dieta está entre os fatores que impactam na saúde mental. Portanto, vale reconhecer as opções que podem ser prejudiciais e, então, evitá-las; veja a seguir quatro delas:
Açúcar
Um docinho costuma cair bem, principalmente em dias estressantes. No entanto, o efeito do açúcar pode ser vilão da saúde mental. Afinal, açúcares e carboidratos refinados impactam nos níveis de açúcar no sangue, favorecendo sentimentos de tristeza, incluindo a depressão.
Até o excesso de frutas docas pode ser prejudicial. Segundo estudo, a frutose pode aumentar a inflamação do organismo, resultando em fadiga, desejos e até agressão.
Café
O café faz parte da dieta de milhões de brasileiros e, embora a energia seja uma de suas ações mais populares, o excesso pode causar nervosismo ou ansiedade. Pesquisas indicam que, pessoas com histórico de ansiedade ou transtornos de pânico podem ter os sintomas agravados com o consumo da cafeína.
Álcool
O consumo de álcool deve ser moderado por diversos motivos, como a saúde mental. Segundo estudo, a substância é um depressor e afeta diretamente o funcionamento interno do sistema nervoso central. Por isso, é capaz de alterar as emoções e desencadear sintomas de depressão.
Comidas rápidas
Evitar alimentos ultraprocessados, embutidos e congelados não deve ser uma missão exclusiva de quem deseja emagrecer. Afinal, essas opções podem refletir na saúde em geral. Conforme exposto em um estudo de 2012 da revista Public Health Nutrition, pessoas que comem fast food são 51% mais propensas a desenvolver depressão do que aquelas que não comem