Nos dias frios é comum que o maior desejo seja um banho quente ou um cobertor, entretanto, o sedentarismo no inverno pode trazer consequências para a saúde, bem como para o rendimento físico. Por tais motivos, Gabriela Bahia, educadora física da Crew, plataforma de treinos online, destaca a importância de manter o foco em qualquer estação do ano. “Quando deixamos de treinar acabamos perdendo muito o ritmo, nosso corpo vai ficando mais preguiçoso. É um ciclo, uma coisa puxa a outra”, destaca.
+ 6 dicas para evitar o inchaço após as refeições
+ 4 hábitos comuns que estão te impedindo de emagrecer
A profissional reforça a importância da disciplina e, para isso, indica “definir um horário de treino e ter um planejamento”. “Se você não programa seu dia, provavelmente as coisas não vão acontecer. É como eu sempre digo ‘nem pensa, só vai’, que depois vai ver como te fará bem”, acrescenta.
Benefícios de treinar no frio
Independentemente do clima, treinar traz uma série de benefícios para a saúde física e emocional. Contudo, nos dias frios existe uma vantagem extra: maior queima de calorias. Conforme Gabriela, isso acontece porque o corpo demanda mais gasto calórico para se aquecer.
No entanto, os treinos de inverno demandam ainda mais atenção, pois a musculatura tende a estar mais rígida, favorecendo as chances de lesões. Por isso, essa época demanda um pré-aquecimento com alongamento dinâmico.
Para conquistar os benefícios, não é preciso horas na academia. A educadora física destaca que o treino pode ter 20 ou 30 minutos, desde que seja bem efetuado e constante. “O problema é que as pessoas acham que para ter resultado é necessário treinar no mínimo uma hora por dia e acabam não treinando por falta de tempo. Dessa forma não haverá resultado”, finaliza.