Entenda como o sono pode dificultar sua perda de peso. Ilustração: ElaSaude
Dormir bem é um dos pilares da saúde e, consequentemente, também pode ser motivo de ganho de peso. Portanto, se seu objetivo é emagrecer, vale revisar sua rotina de sono.
+ Skincare de glúteo previne celulite e outras condições; saiba como fazer
1 – Sono x ingestão de alimentos e as escolhas alimentares
O neurologista e especialista em sono Sujay Kansagra explica a conexão peso-sono com base em um estudo com mais de 20 mil participantes. Segundo a pesquisa, as pessoas que não dormiam pelo menos sete horas por noite faziam mais refeições durante o dia, comparadas às que dormiam o suficiente (de sete a nove horas). A maior necessidade de consumo resultou em escolhas não saudáveis, como alimentos ricos em carboidratos, açúcares, gordura e cafeína. Ou seja, opções calóricas que podem resultar em acúmulo de gordura, ganho de peso ou dificuldade para emagrecer.
2 – Sono x metabolismo
A falta de sono também pode afetar o metabolismo e desacelerar a perda de peso. “O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, aumenta com a privação de sono e isso sinaliza seu corpo para armazenar calorias como gordura. A insulina não funciona tão bem, levando a níveis mais elevados de açúcar no sangue e, mais uma vez, mais calorias convertidas em gordura”, diz Kansagra.
3 – Sono x exercício
Além da maior necessidade de alimentos calóricos, pessoas que dormem menos tendem a ser mais sedentárias. Segundo o especialista, a privação do sono leva à fadiga, diminuindo a energia e o desejo de gastar as calorias extras através de atividades físicas.
“Dormir o suficiente é uma parte importante de qualquer estratégia para perder peso. Os adultos precisam de sete a nove horas de sono ininterruptas para se sentirem totalmente revigorados” reforça.
Com informações são do “PopSugar”. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.