Se você quer dormir melhor, saiba que seus hábitos acordada influenciam na saúde de seu sono. Talvez você já tenha percebido que, enquanto praticar exercícios físicos ou consumir cafeína perto da hora de deitar fazem com que você não durma direito, meditar e desligar o celular favorecem seu descanso. Surpreendentemente, sua dieta também pode influenciar a qualidade de seu sono.
+ Entenda como uma única noite sem sono prejudica sua saúde
+ Não consegue dormir? Confira 10 hábitos que prejudicam seu sono
Com informações da “Slice”, saiba o que você deve comer — ou não — para beneficiar sua rotina de sono.
O que você deve comer para dormir melhor
Alimentos ricos em melatonina
Comumente comercializada em suplementos, a melatonina é o hormônio que ajuda a promover o sono profundo. No entanto, a substância também pode ser encontrada em cerejas, amêndoas, goji berries, peixes e ovos.
+ Melatonina no Brasil: quando pode ser indicado o “hormônio do sono”?
Alimentos ricos em magnésio
O magnésio ajuda com o relaxamento dos músculos e a amenização da ansiedade. Por isso, alimentos ricos na substância podem ser boas opções antes de dormir. É o caso das bananas e amêndoas.
Mel
O mel pode ajudar a estimular a produção melatonina em seu organismo.. Além disso, ajuda seu corpo a eliminar a orexina — neuropeptídeo responsável por mantê-la focada e alerta durante o dia.
Alimentos ricos em triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial capaz de regular seu humor e manter a ansiedade e os hormônios sob controle. Ele pode ser encontrado no peru, nos iogurtes, em peixes e no arroz integral.
Chás calmantes
A lista de ervas e frutas recomendadas para um sono profundo e prolongado inclui camomila, gengibre, maracujá, erva-cidreira, valeriana e lúpulo. Todas elas podem ser encontradas na prateleira de chás do supermercado.
Alimentos que você deve evitar
Alimentos ricos em cafeína
Por ser um estimulante natural, a cafeína pode ser boa em diversos momentos. Infelizmente, a hora do sono não é um deles. Por isso, experimente limitar seu consumo de alimentos que contenham a substância — como chocolate e alguns tipos de chás — seis horas antes da hora de dormir.
Alimentos apimentados
Alimentos picantes contêm muita capsaicina, substância que pode interferir no processo de termorregulação do seu corpo, aumentando a temperatura corporal central e suprimindo o sono profundo. Além disso, a digestão de pimentas exige muita energia, o que atrapalha o descanso.
Açúcares
Alimentos açucarados promovem um pico de insulina em seu organismo, mas ele cai rapidamente. Com isso, seus níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentam, te despertando.
Alimentos salgados
Petiscos e outros alimentos extremamente salgados podem desidratar seu organismo, causando retenção de líquidos e perturbando a qualidade de seu sono.
Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas podem perturbar o sono profundo por causa do teor de açúcar e da energia necessária para digeri-las. Além disso, consumir qualquer líquido em excesso antes de se deitar fará com que você tenha que se levantar para ir ao banheiro durante a noite.
+ Os riscos do consumo diário de álcool