O ritmo super rápido da vida e a conectividade 24 horas por dia tornam difícil recuperar o fôlego, e o estresse e a ansiedade parecem estar afetando mais pessoas do que nunca.
+ Estresse ou ansiedade? Aprenda a diferenciar as condições e como se livrar delas
+ 8 formas simples de levar uma vida mais saudável
No entanto, além da orientação médica, existem formas naturais que podem te ajudar a aliviar os sintomas dessas condições. Confira abaixo com informações da “Slice”.
1 – Hidrate-se e coma bem
O baixo nível de açúcar no sangue e a má hidratação podem desencadear sentimentos de ansiedade. No entanto, dietas ricas em gordura saturada, alimentos processados e álcool atrasam seus sistemas, enquanto bebidas açucaradas e cafeína podem aumentar a ansiedade. Por isso, faça refeições saudáveis e tenha sempre uma garrafa de água cheia por perto.
2 – Experimente óleo essencial de menta
O óleo essencial perfumado pode aliviar a ansiedade e até mesmo acalmar um estômago nervoso. Você pode preencher seu ambiente com o aroma do óleo essencial de menta usando um difusor e fazer uma série de respirações profundas e calmantes para criar uma experiência de aromaterapia personalizada. Para alívio instantâneo, aplique o óleo nos pulsos, tornozelos ou sobre o coração.
3 – Pratique exercícios físicos em grupo
Estar ocupada o dia todo significa que você talvez não tenha muito tempo para socializar, o que pode fazer com que você se sinta mais ansiosa. Felizmente, pessoas que se exercitam em pares ou grupos por apenas 30 minutos se sentem mais calmas do que aquelas que queimam calorias sozinhas.
4 – Organize seu espaço
A organização de espaços importantes em seu cotidiano, como mesas e armários, limita os estímulos visuais excessivos que podem aumentar a ansiedade. É mais difícil relaxar e descontrair em espaços desordenados, e a bagunça dificulta a criatividade e a produtividade.
5 – Faça uma coisa de cada vez
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é apenas improdutivo, mas ruim para a saúde mental, pois sobrecarrega seu cérebro e causa estresse. Então, elimine naturalmente a ansiedade e o estresse supérfluos fazendo apenas uma coisa de cada vez.
6 – Aprecie a natureza
No Japão, o “shinrin-yoku” — algo como banhar-se na floresta — ajuda pessoas a absorverem a atmosfera e a paz da natureza. Não se trata de caminhadas ou outros tipos de exercícios físicos, e sim de usar os cinco sentidos para se conectar com a natureza e encontrar a calma. Basta ir até uma floresta, parque ou jardim, sentar-se tranquilamente ou passear sem rumo apreciando as cores, aromas e sons da Mãe Natureza.
7 – Pratique ioga restaurativa
Quanto menos tempo de inatividade você tiver, maior será sua ansiedade. Para aliviar isso, esqueça do mundo exterior por alguns momentos em uma sessão de ioga restaurativa.
Esta aula terapêutica usa adereços macios e cobertores aconchegantes para ajudá-la a mergulhar em posturas tranquilas. A prática restaura o sistema nervoso central e os sistemas internos do corpo enquanto ensina você a se concentrar em seu relaxamento.
8 – Reduza seu tempo de tela
Comparar-se com os outros aumenta a ansiedade social, e o medo de perder conteúdos nas redes sociais (conhecido como FOMO — fear of missing out) pode arruinar sua autoestima e incentivar a incapacidade de parar de rolar a tela.
9 – Organize uma rotina de autocuidado
A palavra autocuidado não se trata apenas de passar um dia no spa, e sim de recarregar as energias de qualquer maneira que te pareça restauradora.
Abrir espaço em sua agenda para atividades que lhe dão tempo para recarregar, se expressar, cuidar de sua saúde ou se conectar com outras pessoas ajuda a gerenciar a ansiedade e aliviar os sentimentos nervosos.
10 – Encontre amigos e familiares pessoalmente
Curtidas e compartilhamentos podem ser uma forma de carinho, mas a necessidade humana de interações físicas não pode ser ignorada. Sair com outras pessoas e fortalecer suas conexões sociais pode melhorar seu humor e diminuir a ansiedade naturalmente.
11 – Reserve algum tempo para meditar
As ferramentas de redução de estresse baseadas em mindfulness (MBSR) e a meditação da atenção plena tiveram um grande ressurgimento nos últimos anos. Trazer a mente para o momento presente e sintonizar-se com o corpo são maneiras comprovadas de diminuir naturalmente a ansiedade.